O curso Técnico em Enfermagem é uma formação técnica profissionalizante que visa capacitar o aluno para atuar em diversas áreas da saúde, prestando cuidados de enfermagem a pacientes em diferentes situações. O Curso Técnico em Enfermagem tem como objetivo desenvolver no aluno competências técnicas e comportamentais para o exercício de atividades de enfermagem.



Conteúdo do curso

Módulos • Disciplinas
Modulo I
Anatomia e Fisiologia Humana - TEN


Nutrição e Dietética - TEN


Psicologia Aplicada à Enfermagem e Humanização em Saúde - TEN


Introdução à Enfermagem (teoria e prática). TEN


Farmacologia - TEN


Higiene e Segurança no Trabalho - TEN


Modulo II
Microbiologia e Parasitologia - TEN


Legislação e Ética Profissional -TEN


Enfermagem Médica I - TEN


Enfermagem em Saúde Pública e Saúde da Família - TEN


Manipulação e Administração de Medicamentos - TEN


Enfermagem Cirúrgica II - TEN


Modulo III
Enfermagem Cirúrgica I - TEN


Enfermagem Médica II - TEN


Enfermagem Obstétrica e Ginecológica I - TEN


Enfermagem em Neonatologia - TEN


Enfermagem em Pediatria - TEN


Enfermagem Geriátrica - TEN


Modulo IV
Enfermagem Obstétrica e Ginecológica II - TEN


Enfermagem em Centro Cirúrgico e Central de Material - TEN


Enfermagem em Saúde Mental - TEN


Enfermagem em UTI e Urgência/ Emergência - TEN


Enfermagem em Oncologia - TEN


Noções de Administração em Unidade de Enfermagem - TEN


Estagio Supervisionado
Estagio Supervisionado TEN


Vantagens
icon
Vantagens

Rápida formação e entrada no mercado de trabalho: Uma das vantagens do curso técnico de enfermagem é a duração relativamente curta do programa em comparação com uma graduação em enfermagem. Isso permite que você entre rapidamente no mercado de trabalho e comece a ganhar experiência prática.

Sobre

**O que faz um Técnico em Enfermagem?**

Para começar, listamos uma série de atividades que podem ser realizadas pelos técnicos de enfermagem nos estabelecimentos de saúde. Veja, a seguir!

**1 - Administração de medicamentos**

Os técnicos em enfermagem podem controlar e orientar os pacientes sobre os medicamentos que foram receitados pelo médico.

Além dos medicamentos de via oral, os técnicos também podem fazer a aplicação de injetáveis, se assim for solicitado pelos médicos.

É preciso controlar as dosagens e prestar muita atenção em tudo. Qualquer erro cometido na administração de medicamentos poderá causar graves danos à saúde do paciente.

**2 - Assistência aos médicos de plantão**

Em pronto-atendimentos, os técnicos em enfermagem podem trabalhar prestando assistência aos médicos que estão de plantão.

Os profissionais podem fazer a triagem dos pacientes, para definir o grau de urgência de cada caso e a ordem de prioridade do atendimento médico, por exemplo.

Também podem aferir a pressão arterial, fazer a medição da altura e pesar os pacientes. Assim, quando eles forem ser atendidos pelo médico, essas informações já estarão disponíveis para o plantonista.

**3 - Coleta de materiais para exames**

O técnico em enfermagem pode ficar responsável pela coleta de materiais para exames, como o sangue, a urina e a saliva dos pacientes, por exemplo.

Além da coleta, ele identifica, armazena corretamente e encaminha os materiais para os profissionais do laboratório, que realizam as análises.

**4 - Cuidados de pré e pós-operatório**

No caso de pacientes que realizaram cirurgias, os técnicos em enfermagem prestam suporte nos cuidados de pré e pós-operatório.

Eles trocam curativos, fazem a limpeza de áreas onde a cirurgia foi realizada, ajudam o paciente em atividades básicas, como ir ao banheiro etc.

**5 - Preparação de equipamentos hospitalares**

Uma das funções do técnico em enfermagem é a preparação dos equipamentos hospitalares, como seringas, bisturís, entre outros.

De tal modo, fazem a desinfecção e a esterilização desses itens, para que possam ser usados pelos pacientes com segurança.

**6 - Primeiros socorros**

Os técnicos em enfermagem também estão aptos para prestar os primeiros socorros aos pacientes, em casos de acidentes ou mal súbitos, por exemplo.

**7 - Vacinação**

Aplicar vacinas também é uma atribuição do técnico em enfermagem, que administra os imunizantes nos pacientes.

Objetivos

Objetivo geral:
Formar o profissional de enfermagem no nível técnico e pós-técnico como um cidadão crítico com uma visão holística e sensibilizando-o para uma educação contínua ao longo da vida, para prestar uma assistência de enfermagem, voltada para a promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde.

Participar de programas e atividades de assistência integral à saúde individual e de grupos específicos, principalmente os prioritários e de alto risco; - Participar de programas de higiene e segurança do trabalho, e também de prevenção de acidentes e doenças profissionais e do trabalho.

Critérios para seleção do candidato

Ter o Ensino Médio Completo ou estar cursando a 3ª série do mesmo.

Público Alvo

Pessoas com Ensino Médio completo como escolaridade mínima exigida ou estar cursando a 3ª série do mesmo e que desejam aprender uma profissão, entrar no mercado de trabalho ou buscar uma melhor colocação na empresa em que trabalha.

Diferenciais

O CETO - Centro de Ensino é uma instituição que oferece Cursos Técnicos, Cursos Profissionalizantes e Cursos de Qualificação e Aperfeiçoamento Profissional nas áreas de saúde, gestão e segurança do trabalho. Nossa Escola se destaca por sua trajetória de sucesso na área da Educação Profissional. Os Cursos Técnicos são uma ótima opção para quem busca uma formação rápida, prática e reconhecida pelo mercado de trabalho.

Ao fazer um curso técnico no CETO, você terá os seguintes diferenciais:

- **Qualidade de ensino**: O CETO conta com uma equipe de professores qualificados e experientes, que aliam a teoria à prática em suas aulas. Além disso, o CETO possui uma infraestrutura moderna e equipada, com laboratórios, biblioteca e salas climatizadas.
- **Flexibilidade de horários**: O CETO oferece Cursos Técnicos na modalidade presencial, com horários variados, para que você possa escolher o que melhor se adapta à sua rotina. Você também pode optar por cursos com duração de 10, 12, 18, 24 ou 29 meses, conforme a sua disponibilidade.
- **Certificação reconhecida**: O CETO é credenciado pelo MEC e pelo Conselho Estadual de Educação da Paraíba, o que garante a validade dos seus diplomas em todo o território nacional. Além disso, o CETO possui parcerias com diversas empresas e instituições, que facilitam a inserção dos seus alunos no mercado de trabalho.
- **Tradição e experiência**: O CETO foi fundado em 1997 e desde então vem formando, qualificando e entregando para o Mercado de Trabalho profissionais altamente capacitados. Ao longo de sua história, o CETO já formou e certificou mais de 10 mil alunos, que hoje atuam em diversas áreas e setores.
- **Preço acessível**: O CETO oferece Cursos Técnicos com mensalidades que cabem no seu bolso. Você também pode contar com descontos especiais, bolsas de estudo e financiamentos estudantis para facilitar o seu pagamento.

Esses são alguns dos motivos pelos quais fazer um Curso Técnico no CETO é uma excelente escolha para quem quer se qualificar profissionalmente e conquistar o seu espaço no mercado de trabalho.

Pré-requisitos

Ter o ensino médio completo ou estar cursando o 3ª série do mesmo.

FAQ
O que você vai aprender neste curso?

Administrar medicamentos conforme prescrição médica; fazer a higiene de pacientes acamados; fazer curativos; conduzir e realizar exames físicos. Assistência ao paciente: Prestar cuidados básicos aos pacientes, como higiene pessoal, alimentação, mobilidade e administração de medicamentos sob a supervisão de um enfermeiro. Monitoramento: Observar e registrar os sinais vitais dos pacientes, como temperatura, pressão arterial, frequência cardíaca e respiratória. Comunicar qualquer mudança significativa aos enfermeiros; Administração de medicamentos: Preparar e administrar medicamentos de acordo com as orientações médicas e sob a supervisão de um enfermeiro. Isso inclui a compreensão das dosagens, vias de administração e possíveis efeitos colaterais; Procedimentos técnicos: Auxiliar em procedimentos médicos e cirúrgicos, preparando o ambiente, fornecendo os instrumentos necessários e auxiliando os pacientes durante o processo; Coleta de amostras: Realizar coleta de amostras biológicas, como sangue, urina e outros fluidos, para análises laboratoriais; Preparação de materiais: Preparar e esterilizar materiais e equipamentos médicos para procedimentos e exames; Assistência ao enfermeiro: Apoiar os enfermeiros em suas atividades, como a preparação de relatórios de enfermagem, organização de prontuários médicos e comunicação com a equipe de saúde; Monitoramento de condições: Acompanhar pacientes com condições crônicas e reportar quaisquer mudanças ou preocupações à equipe de enfermagem; Segurança: Seguir protocolos de segurança, incluindo o uso adequado de equipamentos de proteção individual (EPIs), para prevenir infecções cruzadas e acidentes.

Motivos para você fazer o curso de Técnico em Enfermagem

Vou te dar 5 motivos para fazer este curso 1. Transformar em profissão a vocação de cuidar de pessoas: Cuidar de uma pessoa é diferente de tratá-la. Ambos os trabalhos são extremamente importantes, porém a principal função do técnico em enfermagem é cuidar dos pacientes. Esse serviço envolve dedicação, preocupação e zelo pela situação do indivíduo que se encontra com limitações, sejam elas emocionais ou físicas. 2. Oportunidades de trabalho em vários segmentos: Um dos principais motivos para cursar Técnico em Enfermagem é que o grau de empregabilidade dos formandos é bem alto, se comparado com outras profissões. Isso acontece porque há bastante demanda para esses profissionais e eles conseguem trabalhar em vários segmentos. Geralmente, quando se pensa no técnico em enfermagem, os empregos mais lembrados são em hospitais e clínicas. Realmente, essas instituições contratam um grande número de profissionais, porém existem outros locais em que eles podem atuar. 3.Flexibilidade de horários: Os técnicos em enfermagem, diferentemente da maioria dos trabalhadores, têm grande flexibilidade de horário, pois podem trabalhar em turnos de 06 horas ou plantões de 12 horas. Sendo assim, eles são capazes de organizar os seus dias conforme desejarem. Se eles trabalharem 06 horas por dia em uma empresa, por exemplo, podem ter outro emprego ou fazer uma especialização no contraturno. Além disso, o profissional tem mais facilidade para adequar os seus turnos e conciliar demais responsabilidades do dia a dia, como cuidar dos filhos. 4. Gratificação dos pacientes: Como foi dito, esse trabalho exige muita dedicação, porém ele traz em retorno a gratificação dos pacientes. Esse é um dos motivos para cursar Técnico em Enfermagem que mais traz satisfação aos profissionais. Ao escolher essa profissão, o indivíduo trabalha todos os dias com o objetivo de melhorar o estado físico e emocional dos pacientes. Então, ele realiza tarefas cuidadosas para aprimorar a condição do outro. 5.Boa remuneração: Além da possibilidade de cuidar das pessoas e receber o agradecimento delas, a profissão de técnico em enfermagem também possui um bom retorno financeiro. O salário exato vai depender do local de trabalho, mas a média salarial do piso do curso é de R$ R$ 3.325 para uma jornada de 6 horas por dia.

O que faz um Técnico em Enfermagem?

De forma geral, esse profissional trabalha em clínicas, hospitais, centros cirúrgicos e unidades de terapia intensiva, realizando serviços de média complexidade. Ele é responsável por diversas tarefas, como cuidar de pacientes em estado grave, planejar a assistência de pacientes e garantir a segurança e higiene do local de trabalho. O Técnico em Enfermagem deve ser sempre supervisionado por um enfermeiro, mas isso não significa que a profissão é menos prestigiada. Muitos jovens optam por esse curso, pois ele é mais rápido que uma graduação (tem duração média de 2 anos) e a procura por profissionais da área é alta.

8 passos para você saber se tem aptidão para fazer o curso de técnico em enfermagem

você precisa verificar se está apto(a) para trabalhar com a ciência da arte do cuidar, como é conhecido o serviço realizado pelos profissionais da área. Essa ciência pode ser resumida em 8 passos: Aprender a escutar; Acolher o outro; Aprender com os outros e compartilhar esse aprendizado; Se colocar a serviço das necessidades do outro sem descuidar das próprias; Estar sempre atento(a) e acompanhar as mudanças; Ser coerente em sua comunicação. Essa não é feita somente de palavras, mas também de gestos, atitudes, expressões, tom de voz e silêncio; Não rotular as pessoas; Entender que o tempo é precioso tanto para os profissionais quanto para os pacientes. Se você acredita que esse tipo de trabalho combina com a sua personalidade, então o curso de Técnico em Enfermagem será ótimo para você!

Tem estágio?

Sim, o estagio será integrado enquanto cursa

O que o curso habilita?

As competências profissionais gerais do Técnico em Enfermagem serão aquelas relacionadas ao eixo tecnológico “Ambiente e Saúde”. Assim, espera-se que o egresso seja capaz de, na assistência primária, secundária ou terciária sob a supervisão do enfermeiro, atuar nas seguintes atividades: a) Apoio ao diagnóstico – preparação e acompanhamento de exames diagnósticos; b) Proteção da saúde e prevenção de doenças – promoção da biossegurança nas ações de enfermagem e assistência em saúde coletiva; c) Recuperação e reabilitação nos processos de saúde-doença – assistência a clientes/pacientes em tratamento cirúrgico, assistência em saúde mental, assistência em situação de urgência e emergência, assistência à criança, ao idoso, ao adolescente e à mulher, assistência a paciente em estado grave; d) Gestão em saúde sob a supervisão do enfermeiro – organização do processo de trabalho em saúde e em enfermagem.

Como é o mercado de trabalho?

Para esse profissional as vagas de emprego disponíveis em sua maioria estão concentradas em hospitais, clínicas, consultórios médicos, clínicas de reabilitação e casas de repouso. O Técnico em Enfermagem poderá atuar também como home care, o perfil procurado por empresas que demandam deste cargo são profissionais éticos, com respeito ao ser humano e foco no bem-estar de seus pacientes.

Qual é o piso salarial da Enfermagem?

O piso salarial 2023, válido para trabalhadores dos setores público e privado, está definido em: R$4.750,00 para Enfermeiros, R$3.325,00 para Técnicos em Enfermagem e R$2.375,00 para Auxiliares de Enfermagem e Parteiras.

Quais as vantagens de fazer um Curso Técnico?

**Têm duração mais curta -** Uma das principais características dos Cursos Técnicos é que eles são de curta duração. Em um período de menor duração, você concluirá sua qualificação. Ou seja, é ideal para quem quer ingressar mais rápido no mercado de trabalho. **São mais em conta -** Os Cursos Técnicos apresentam valores mais baixos, comparado a outras modalidades. Assim, você obtém uma formação com rapidez pagando menos. Vale destacar que as mensalidades variam de acordo com as áreas de interesse. **Preparam para o Nível Superior -** Um dos motivos que tornam o Curso Técnico mais atrativo é que eles também preparam você para um curso de Nível Superior.

Tenha um polo em sua cidade do CETO Nordeste!